Otimização de sites - SEO, Brasil na Web

            Otimização de sites - SEO

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DICIONÁRIO SEO - OtimizaÇÃO DE SITES

 
Principais termos SEO / SEM
 

Se você é um Otimizador de Sites ou curioso pelo assunto, verá que a Brasil na Web torna a linguagem SEO mais simples para o cliente, substituindo assim alguns termos e expressões por algo mais claro e objetivo de se entender. Toda via, disponibiliamos abaixo um dicionário com os principais termos usados neste assunto.

Índice: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V X W Y Z)

Glosario seo letra a Letra A

  • Adsense: Serviço do Google que possui por objetivo ampliar os locais de exibição de anúncios pagos (links patrocinados) além da buscador, aumentando assim a quantidade de exibição dos anúncios. Por sua vez os utilizadores deste serviço exibem então os links patrocinados em seus sites e ganham parte da receita do clique. Sites com grandes volumes de acesso conseguem boas rendas extras por meio deste serviço.

  • Adwords: Serviço do Google no qual se paga para anunciar no buscador por meio de links patrocinados. Os anunciantes disputam a exibição de seus anúncios de acordo com determinadas palavras-chave e pagam geralmente R$ 0,15 a R$ 1,00 por clique. É uma forma de se realizar propaganda imediata no Google. O Yahoo! possui um serviço parecido chamado Overture.

  • Analytics: Ferramenta do Google que gera estatísticas para o seu site de forma muito completa, essencial para acompanhamento da evolução do site quanto a informações de acesso e utilização do mesmo.

  • Anchor text: ou texto âncora, é o texto usado para criar um link. É um fator importante para os buscadores determinarem a relevância do conteúdo de cada página do site.

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Dicas seo letra b Letra B

  • Black Hat Seo: são as técnicas de SEO perigosas, anti-profissionais e anti-éticas, ou seja, que não respeitam as diretrizes do Google para Webmasters. O Black Hat SEO é tem por objetivo burlar o buscador ao tentar aumentar a relevância de um site que provavelmente ele não teria sem a aplicação de tais técnicas. O uso das mesmas pode implicar na punição do site infrator e até a remoção dos resultados das buscas.

  • Bounce Rates: é a porcentagem de visitantes que entram no site e saem imediatamente. Para muitos casos um nível alto destas estatísticas não é bom, afinal entendem-se que você deseja que o visitante acesse o seu site e realizar alguma tarefa (leitura, compra, pedido de orçamento, busca..) e geralmente isso leva alguns minutos, logo, um alto nível de visitantes que entram e saem do site em menos de 30 segundos, por exemplo, é indicador de que algo precisa ser melhorado no site.

  • Bounce Rates: Ferramenta criada e disponibilizada pelo Google que leva em consideração o histórico de pesquisas do usuário para apresentar os resultados de busca natural, dando maior peso aos tópicos de seu interesse. Se um usuário costuma acessar constantemente um determinado site de restaurante, a busca por "restaurante" por esse usuário no Google provavelmente trará esse determinado site em uma posição destacada nos resultados.

  • Banido do Google: Veja as informações em Penalização.

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dicionario seo letra c Letra C

  • Caminho de links: são 2 ou mais páginas ligadas por link de forma sequencial, técnica muito utilizada quando se deseja que o visitante siga um determinado caminho no site para chegar a uma determinada informação/conclusão de etapa.

  • Churn: são mudanças bruscas de posição de um site no resultados de uma busca. Historicamente temos visto que os buscadores tendem a "limpar" ou "melhorar" seus resultados, com isso, reavaliam a real relevância de determinados sites para determinados resultados e mudam a sua avaliação, levando a perda ou aumento de posição do site. Este fato pode ocorrer por influência dos sites envolvidos na busca ou por questões internas na administração do buscador, como por exemplo, mudanças no algorítimo.

  • Cloacking: é uma das técnicas de SEO Black Hat no qual o conteúdo mostrado para o buscador é diferente do conteúdo visto pelo visitante normal do site. Este tipo de prática pode levar a punições, removendo o site dos resultados das buscas. Quando se pretende mostrar um conteúdo diferente por questões geográfica pode se empregrar uma forma de alteração de conteúdo por tipo de acesso permitida pelo Google.

  • CMS: ou Content Management System, sistemas de gestão de conteúdo. São formas de possibilitar que leigos em programação e desenvolvimento de sites, possam construir e/ou atualizar seus sites com mais facilidade e agilidade. Muitos destes sistemas foram criados sem levar em consideração o acesso e indexação de conteúdo por parte dos buscadores. A Brasil na Web desenvolve e evolui o seu próprio CMS - Painel Brasil na Web ou PBNW, planejado e arquitetado para permitir o máximo de interpretação e indexação de informações do site por parte dos buscadores, possibilitando também a aplicação de inúmeras técnicas White Hat Seo.
  • Conversão: são os mais variados tipos de resultados que podem ser alcançados por ações de usuários / visitantes de uma determinada página. São métricas muito utilizadas para Webmarketing. Estas são classificadas em 3 tipos: Conversões informacionais, Conversões Transacionais e Conversões Transformacionais.

  • Conversão Informacional: acontece quando o visitante encontra a devida informação que estava procurando na página.

  • Conversão Transacional: acontece quando o visitante realiza uma operação que envolve valores, como por exemplo pagamento em Loja Virtual, pagamento de assinaturas, entre outras trocas monetárias.

  • Conversão Transformacional: acontece quando o visitante concientemente divulga informações para um site como por exemplo, se inscrever em um RSS, Newsletter, cadastros e etc.

  • CPC: ou custo por clique. É o valor pago por cada clique em um determinado anúncio de campanhas PPC sendo o CPC médio um importante indicador para o gerenciamento deste tipo de campanha.
  • Crawl-To-Cache-Time: É o tempo decorrido entre a colocação de uma site na internet até a sua inclusão no relatório de cache dos buscadores.
  • Crawler, Spider, Boot: ou robô, são os termos que se referem a ferramenta dos buscadores para varrerar e indexar a internet para aumentar, manter e atualizar seus resultados de busca. Os robôs de busca mais conhecidos são Googlebot (Google), Slurp (Yahoo!), MSNbot (MSN Live).

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glosario seo letra d Letra D

  • Doorways: um documento ou página com pouco conteúdo que tem por objetivo melhorar o ranking (posicionamento) de tal página para uma busca específica.

  • Doorway otimizada: uma página devidamente planejada, com informações em texto e imagens, boa navegação e linkada no Sitemap de um site, sendo tratada como parte integrante do site. O objetivo é o mesmo de uma doorway comum, porém muito mais efetiva.

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dicas seo letra f Letra E

  • Estratégia SEO: É o desenvolvimento de um todo um planejamento antes de se iniciar a otimização de um site para um determinada palavra-chave, sem conhecer o cenário que envolve a mesma. Este planejamento envolve pesquisa sobre o volume de busca das palavras-chave, seu grau de concorrência, análise estrutural do site e dos demais fatores ligados ao ambiente no qual ele pretende concorrer para obter um melhor posicionamento.

  • Estratégia SEM: É o desenvolvimento de um planejamento para definir como se pretende trabalhar o marketing de busca para um determinado site ou grupo de sites. Como por exemplo definir se o marketing de buscas envolverá SEO, Links patrocinados, ambos ou apenas um deles. O SEM é um item que incorpora uma estratégia de Webmarketing.

  • Estratégia Webmarketing: É o desenvolvimento de um planejamento de marketing da empresa, porém com uma visão ampliada para a internet, mas sem esquecer os fatores do marketing geral da empresa. Neste são definidas as estratégias de SEM, que por sua vez definiem a utilização ou não de SEO ou PPA (pay per click). O webmarketing vai muito além e envolve também a utilização de Media Social (muito comum) entre vários outras possibilidades de se trabalhar o marketing da empresa pela internet.

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dicas seo letra f Letra F

  • FCP: ou Página Frequentemente Cacheada. É uma página frequentemente acessada pelos buscadores, geralmente 2 vezes por semana ou menos.

  • Feed: é o conteúdo enviado por um site aos seus respectivos assinantes, como por exemplo pessoas que se inscrevem em Feeds de RSS.

  • Filtro: processo pelo qual um site ou página é avaliado e identificado como "potencial spam", "spam", "conteúdo ilegal", "conteúdo para adultos" e etc. Vários filtros foram comcebidos pelos buscadores durante o seu próprio desenvolvimento, outros filtros são aplicados reativamente com o intuitido de alertar os usuários quanto a impropriedade de um determinada conteúdo.

  • FFA: Free-For-All ou Livre para todos, é uma estratégia composta na criação de um diretório burro para troca de links deliberada e excessiva entre sites, geralmente de forma gratuita, como uma tentativa de aumentar a popularidade de links dos sites. Rapidamente os buscadores reagiram a esta prática aplicando punição aos participantes.

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dicionario seo letra g Letra G

  • Gerenciamento de Reputação em buscadores: é o gerenciamento de conteúdo e informações na página de resultados de um buscador de forma que sejam exibidos apenas resultados neutros ou favoráveis para uma marca ou pessoa.

  • Gerenciamento de resultados de busca: é o conceito de gerencias várias listagens com um simples resultado de busca.

  • Gerenciamento de popularidade de links: é o gerenciamento do volume e qualidade dos links obtidos para um ou vários sites de forma a acompanhar as ações executadas para se obter mais links, que podem no futuro interferir em uma composição dos resultados de uma busca.

  • Google Hell: a

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dicionario seo letra i Letra I

  • Imbound Link: são links que partem de outros sites para o seu site. Estes são muito importantes para o ranking de um site e na determinação de sua popularidade, que interferem diretamente nos resultados de uma busca pois aumentam a relevância de um site aos "olhos do buscador".

  • Indexador: programa utilizado pelos buscadores para atualizar sua base de dados conforme o conteúdo capturado é arquivado.

  • Indexar: é a ação de inclusão de uma informação, página, site, ao bando de dados de um buscador.
  • Índice ou index: é o banco de dados utilizado para resolver as pesquisas. Os grandes buscadores matêm vários índices. Estes por sua vez são separados e distintos, tanto fisicamente (em arquivos separados), como virtualmente (partes logicamente sementadas de um banco de dados mestre).

  • Influenciadores: site ou página de um site, que devida a sua relevância, é capaz de interferir no posicionamento de informações em resultado de busca. Isso pode ocorrer por exemplo quando criam novos conteúdos e/ou colocam links para determinados documentos / site, influenciando seus respectivos posicionamentos também. Alguns blogs são grandes influenciadores também.

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glosario seo letra k Letra K

  • Keyword: ou palavra-chave. São as palavras ou expressões pesquisadas em um buscador que analisa e previamente já construi o seu resultado com base na relevância dos sites e informações que armazenou (indexou).

  • Keyword Cannibalization: é a canibalização da palavra-chave, ação pelo qual se utiliza excessivamente uma Keyword em várias páginas do mesmo site, o que atrapalha a ação de indexação dos buscadores.

  • Keyword Density: ou densidade de uma palavra-chave. É o número de vezes no qual a mesma aparece uma determinada página do site medido em porcentagem. Aconselha-se a trabalhar com algo em torno de 2% a 8%. Valores superiores podem ser interpretados como spam, levando a penalização do site.

  • Keyword Proeminency: ou proeminência da palavra-chave, tão importante quanto a densidade, a proeminência leva em consideração a colocação da Keyword. Quanto maior a proeminência, maior a relevância da palavra-chave. A mesma será mais proeminente quando estiver, por exemplo, trabalhada no início de uma página, não necessariamente no TOPO do site, mas nas primeiras informações textuais interpretadas pelo crawler ao interpretar a página.
  • Keyword Stuffing: ou prática de spam com palavra-chave, técnica Black Hat SEO passível de punição.

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sobre otimizacao de sites letra l Letra L

  • Landing page: é página no qual o visitante é levado ao clicar em um anúncio ou resultado de busca. A landing page não é necessariamente home de um site. Muitas pessoas criam landing pages para estratégias de PPC, mas esperam como resultado o aparecimento da langind page nos resultados orgânicos. São propósitos diferentes PPC e resultados orgânicos, bem como estratégias diferentes. Não confunda!

  • Latência de Cache-a-Ranking: tempo decorrido entre um site ser listado no cache de um buscador até aparecer nos resultados de uma busca.

  • Latência de Raiz-a-Folha: (bow-to-stern latency) é a diferença de tempo entre a página mais profunda do site entrar para o cache do buscador em comparação a home.
  • Link Building: é a prática de se obter links na internet para aumentar a popularidade de links de um site. Ela pode ocorrer naturalmente ou de forma manipulada, por meio de compra de links, pulverização de links em vídeos, artigos, media social e etc. O uso demasiado desta estratégia e sem uma análise prévia de onde os links estão sendo pulverizados pode levar punição do site, como por exemplo participação em links farm ou FFA.
  • Link Farm: é criação de um grande volume volume de págins, todas com link para o mesmo site com intuito de manipular o seu posicionamento nos resultados da busca. É considerada uma técnica Black Hat, logo, punida pelos buscadores.

  • Link Flow: é o caminho no qual o Pagerank transita pelo site.

  • Link Popularity: é um indicador importante para um site que mostra o volume de links que o mesmo possui na internet apontando para si.
  • Links de conteúdo: são os links localizados no conteúdo de uma página, em meio aos textos por exemplo.

  • Links de Navegação: são os links internos de um site que exibem um caminho claro entre as páginas do site.

  • Links de Qualidade: são links de outros sites de qualidade para o seu site. Estes "sites de qualidade" estão classificados com bom page rank, quanto maior, melhor será a qualidade do link inclusive. O inverso desta qualidade seria obter links em sites que praticam spam, FFA, Links Farm, ou até comprados deliberadamente em sites sem qualquer vínculo lógico com o seu site, o que não é bom.
  • Links internos: ou linkagem interna. É a criação de links em seu site apontando para o seu próprio site, preferencialmente para conteúdos específicos internos no site. Como por exemplo este link para o a explicação sobre o nosso serviço de otimização de sites.
  • Long Tail: é o nome dado para Keywords usadas em buscas específicas, como por exemplo "dicionário seo glossário seo".

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otimizar site letra m Letra M

  • Mashups: é a unificação de dois ou mais elementos para criação de uma nova forma de exploração da informação, como por exemplo quando, o sistema de imobiliárias da Brasil na Web utiliza a API do Google Maps para mostrar a localização do imóvel no Mapa.

  • Meta Tags: São informações colocadas no código-fonte de um site que informam aos spiders dos buscadores o nome (Title Tag), uma breve descrição (Description Tag) e palavras-chave (Keyword Tag) relevantes para cada página do site.

  • Motor de busca: search engine ou popularmente chamado de buscadores, site de busca. São sites que permitem aos usuários realizar pesquisas por informações em seus bancos de dados. Os grandes buscadores como o Google, Yahoo e Bing possuem ferramentas super avançadas para gerar cada vez mais uma excelente experiência de utilização ao usuários bem como um alto nível de qualidade de seus resultados, sendo o Google a preferência mundial até então.

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dicas seo letra n Letra N

  • Nofollow: refere-se ao atributo rel="nofollow" que pode ser utilizado em link ou em TAGS do site para informar ao spider dos buscadores para não prosseguirem a indexação naquele ponto.

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dicas seo letra o Letra O

  • Opacidade: é uma métrica, medida de uma série de resultados de uma pesquisa que não são claramente otimizados para ser incluído no resultado da busca. Um resultado de pesquisa opaco tem valor de 1,0. Isso significa que nenhum dos resultados da pesquisa são, obviamente, otimizados para obter posicionamento entre os resultados.

  • Outbound link: ou links externos, que apontam para outros sites.

  • Overture: era o nome original do serviço de PPC prestado pela Yahoo!. Este serviço mudou de nome em 2005 para Yahoo Search Marketing.

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glosario seo letra p Letra P

  • PageRank: é um medidor criado pelo Google que toma por base a popularidade de links de um site para classificar o seu grau de relevância para a internet. A escala varia de 0 a 10 e é um fator que influencia no posicionamento dos sites no resultado das buscas a ele relacionadas.

  • PageRank Interno: é o pagerank usado de fato, inclusive em tempo real, como maior fator de influência para o resultado das buscas. Este por sua vez é diferente do pagerank informado na Toolbar do Google, que tem relevância menor.

  • Pageviews: é o número de vezes que uma página foi vista.

  • Parser: é um programa usado pelos buscadore para quebrar as páginas do site em componentes para a indexação. O parser separa o conteúdo indexável das páginas em partes e repassa o conteúdo para um ou mais indexadores. Os spiders fazem, basicamente, a captura de arquivos e colocam em filas (internamente nos buscadores) para que o Parser possa então fazer a análise das URLs.

  • Pay Per Click: ou pague por clique. É um serviço de publicidade apoiado por um sistema que exibe anúncios e cobra do anunciante apenas quando o seu anúncio é clicado. Exemplos de serviços PPC: Google Adwords, Yahoo Search Marketing, Microsoft Advertising.

  • Pay per Sale: pague por venda, é um serviço de publicidade que cobra do anunciante somente quando o visitante que acessou o seu anúncio realiza a compra, conferindo assim um venda qualificada.

  • Pesquisa Orgânica: ou pesquisa natural, é a pesquisa realizada nos buscadores cujo os resultados não são influenciados por anúncios pagos ou links patrocinados. Dessa forma a área de resultados naturais no buscador não tem qualquer relação com o anúncio pago exibido muitas vezes no topo ou lateral direita do resultado da pesquisa orgânica.

  • Penalização: é a forma e prática que os buscadores realizam quando percebem que um site utilizou de má fé para burlar o algorítimo e obter mais relevância visando melhores posições para um resultado de busca, geralmente isso ocorre quando o se utiliza de praticas de Black Hat SEO ou por denúncia da comunidade. O site infrator pode ser movido para o final dos resultados de tal busca ou mesmo excluído do banco de dados do buscador.

  • Pesquisa universal : é o número de vezes que uma página foi vista.

  • Práticas de Seo: são as técnicas e/ou metodologias empregadas para tornar o site mais amigável aos buscadores, promovendo modificações na estrutura, no conteúdo das páginas do site e trabalhando os links que apontam para o mesmo, afim de garantir que a relevância de tal site para os buscadores seja ampliada, consequentemente melhorando o seu posicionamento nos resultados de pesquisa almejados.

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dicionario seo letra q Letra Q

  • Query Space: ou conjunto de consultas/pesquisas é a coleção de todos os termos de pesquisa e seus resultados relevantes para uma série de expressões de busca relacionadas.

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dicionario seo letra r Letra R

  • Resultado Clusterizado: é quando o buscador apresentar mais de um resultado para o mesmo site, sendo que o segundo aparece indentado.

  • Robots.txt: é um arquivo de texto (.txt), que pode ser armazenado na raiz do diretório de um site e contem informações para definir a maneira como os spiders indexam o seu conteúdo.

  • ROI: Return on Investment ou retorno do investimento, é uma medida importante para relação de custo/benefício de uma campanha de SEO ou PPC.

  • RSS: Real Simple Syndication, é o padrão definido pela W3C para agregação de conteúdo.

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glosario seo letra s Letra S

  • Sandbox: É o período de tempo entre a criação do site e o momento em que ele recebe PageRank pelo Google. Geralmente neste período o site não é relacionado nos resultados de pesquisa orgânica.

  • SEO: Search Engine Optimization. Consiste em tornar o site mais amigável para os buscadores dentro de determinados padrões de identificação e valorização da informação no site bem como sua relevância na internet.
  • Serach Result: é o resultado do buscador para uma dada pesquisa efetuada pelo usuário.

  • SERP ou SERPs: Search Engine Result Pages ou Página de resultado de buscas, são as páginas dos buscadores listam os resultados de uma pesquisa realizada pelo usuário.
  • Sitelinks: é o conjunto de links (no máximo 8) que podem aparecer junto ao primeiro resultado de uma pesquisa. Pela Google Webmaster Tools é possível definir quais você gostaria que aparecessem, porém, especula-se que o trust do site tenha influência sobre isso, determinando se o que você definiu vai ou não realmente aparecer.

  • Sitemap: ou mapa do site, é um arquivo com uma lista de links de onde se pode alcançar todas as páginas do site, ou pelo menos as mais importantes. Existe o Sitemap (HTML) claramente visível para os visitantes para auxiliar no encontro de determinadas informações do site, bem como o Sitemap (XML) construido especificamente para os buscadores trabalharem/alcançarem melhor a estrutura de páginas do site e suas ligações.

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dicas seo letra t Letra T

  • Tempo de Rastreamento-a-Ranking: é o tempo entre a página ser rastreada (crawled - encontrada pelo buscador) até o o tempo de se posicionar até os 10 primeiros resultados de uma data pesquisa.

  • Trust: ou confiança, é o conceito sobre a importância que um site tem dentro da internet que levam em consideração confiança e/ou segurança de seu conteúdo bem como seus links externos, tornando uma fonte de qualidade a ser listada nos resultados de buscas.

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segredos seo letra u Letra U

  • Usabilidade: é um termo utilizado para definir quão fácil e simples é para as pessoas / usuários realizarem um tarefa em um determinado local.

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dicionario seo letra v Letra V

  • Visibilidade em pesquisas: ou search visibility é conjunto de todos os resultados no qual um site aparecem em pesquisas de forma geral.

  • Visitantes únicos: Esta estatística leva em consideração a quantidade de IPs que acessaram um site em um período de tempo, tendo como IP umm indivíduo. Porém, as redes de internet domésticas por exemplo, mesmo com 2 ou 3 computadores são considerados como 1 visita, isso porque o IP considerado é o de conexão com a internet fornecido pelo provedor de internet, que geralmente é 1 e não o IP de rede.

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dicionario seo letra w Letra W

  • Web Stats: são as estatísticas sobre um site que permitem analisar informações variadas sobre seus visitantes. Exemplo: Google Analytics, Awstats e etc.

  • White Hat SEO: são as técnicas de otimização de sites para buscadores aprovadas e valorizadas pelos sites de busca.

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Hospedagem de sites Letra Y

  • Yahoo! Slurp: nome dado ao robô (spider) do site de buscas Yahoo!

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